São Paulo recebe 2º Latino-americano de Roller Derby; acompanhe

Entre os dias 9 e 12 de outubro a cidade de SP recebe o 2º Latino-americano de Roller Derby. O evento promete reunir 300 participantes entre atletas, juízes e comissões técnicas. É o primeiro campeonato internacional da modalidade a acontecer no Brasil. Em plena ascensão, o esporte que mistura patins, estratégia e muito preparo físico segue crescendo no país e já conta com cerca de 20 ligas independentes.

 

A cidade paulista recebe neste fim de semana sete times de diferentes países que se destacam no roller derby das Américas. Sendo duas do Brasil, três da Argentina, uma do Chile e uma da Colômbia. Representando as cores verde e amarela estarão duas ligas de São Paulo: Ladies of Helltown e Gray City Rebels. Além das ligas locais, o evento conta com jogos entre as seleções nacionais do Brasil, da Argentina e também do Chile.

 

A modalidade esportiva sobre patins é predominantemente feminina. Esporte coletivo, com bastante contato e estratégia, promete cenas de muita agilidade, força, dando um frio na barriga de quem está na plateia. Comumente o roller derby é definido pelas patinadoras como “jogar xadrez enquanto te jogam pedras”.

 

Team Brasil de Roller Derby - Seleção Brasileira
Team Brasil de Roller Derby – Seleção Brasileira

O que é roller derby?

 

O roller derby veio ao mundo na década de 30, nos Estados Unidos, pelo puro e simples espetáculo. Ao longo dos anos, o esporte passou por muitas transformações, atualizou regras, deixou de lado o teatro e se espalhou pelo mundo. Chegou ao Brasil em 2009 e desde então só faz crescer. Jogado numa pista oval chamada “track”, os jogos “bouts” são disputados em dois tempos de 30 minutos. Dentro de cada meia hora de jogo, as patinadoras se enfrentam em “jams” que duram até dois minutos. A cada jam, cinco patinadoras de cada time tentam marcar pontos em uma corrida cheia de estratégia, velocidade e contato corporal.

 

Há três posições: jammer, blocker (bloqueadoras) e pivô. Atuando no ataque, a jammer, com uma estrela no capacete, precisa fazer ultrapassagens para marcar pontos. As outras jogadoras são lideradas por uma pivô, que atuando no ataque e na defesa, organiza o bloqueio e usa um capacete também marcado, com uma listra. As bloqueadoras ajudam a atacante a passar pelo time oponente e impedem a passagem da jammer adversária usando força, jogadas ensaiadas, bloqueios posicionais e, sobretudo, muita habilidade nos patins.

 

A união faz a força

Engana-se quem pensa que o trabalho das patinadoras de roller derby é apenas jogar. Além de participar das partidas, as atletas precisam estar engajadas em todo o processo de produção e realização do evento para que tudo funcione. Todas trabalham voluntariamente pelas equipes desde a recepção dos atletas e convidados até a montagem do track, limpeza, produção de uniformes e outras tarefas administrativas.

 

O time de voluntários que reúne cerca de 60 pessoas no Latino-Americano de Roller Derby de São Paulo conta ainda com amantes do esporte e jogadoras de outras ligas nacionais e internacionais parte da comunidade.

 

Latino-Americano de Roller Derby 2015 - Horários dos Jogos
Latino-Americano de Roller Derby 2015 – Horários dos Jogos

Como assistir aos jogos?

 

Quem tiver interesse em apoiar e conhecer o esporte, pode visitar a quadra da FIEB, em Barueri, São Paulo, onde vão ocorrer as partidas. A entrada custa R$ 10 por dia e dá direito a assistir todos os bouts de 9h às 21h.

 

Não está em São Paulo? Fique ligado nas redes sociais com fotos e streaming em tempo real!

 

Página de Fãs: Facebook.com/latinoamericano.rollerderby

 

Evento Latinoamericano de Roller Derby 2015: Facebook.com/events/383068001898314/

Comments

  1. Ooi
    Curti seu conhecimento!!
    Beijocas!!
    Ma turis Netshoes BrasilTuris

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *