Patins ou Patim?

Patins ou patim? Evidente que se trata apenas de uma questão de plural e singular. Porém, é corrente o uso das duas palavras quando queremos nos referir aos nossos patins, o par. Mas, de onde vem o termo? Escavando as profundezas da patinação, também conhecida como patinagem, podemos afirmar (?) que:

 

Segundo o Dicionário Michaelis Online, patim é a tradução, do inglês para português, de “skate”. Vale notar que não se trata do skateboard (prancha sobre rodas), que chamamos de skate no Brasil. Entre as variações vistas, ainda no inglês, temos roller skates (patins com rodas) e ice skates (patins para gelo).

 

A este último, porém, é creditada a origem do termo. Do francês, patin (pequeno patamar), a palavra teve origem na patinação no gelo. Ainda de acordo com o mesmo dicionário, patin é um calçado que tem por baixo uma lâmina lisa para deslizar sobre o gelo. Ou, após após adaptações, tem rodinhas para deslizar sobre pisos lisos como cimento e madeira.

 

Dicionário Michaelis e a origem etimológica da palavra patins
Dicionário Michaelis e a origem etimológica da palavra patins

 

O patim, agora em português, pode ser com as rodinhas alinhadas uma atrás da outra (inline), ou lado a lado (quad), como nos modelos tradicionais.

 

Portanto, quando pretender dizer que vai patinar, você vai “andar de patins”, com os dois patins. Quando a ideia for ajustar o freio de um dos pés, você vai “ajustar o patim”, caso o problema seja em um só.

 

 

Skate, patin, patim e patins. Agora chega, né?!

Comments

  1. Ronaldo says:

    I’m really enjoying the theme design of your site.

    1. Melissa Cruz says:

      Hey Ronaldo! My theme is SKT Girlie, design by SKT Themes.
      I love!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *