Doop Freeride – Review Freestyle/Freeskate Inline Preto

A Powerslide desenvolveu o Doop Skate, o patins inline recreativo com a bota do já conhecido dos praticantes de urban, o Xsjado (porém, com uma base diferente). O conceito de usar um patins calçado com os seus próprios tênis se tornou eficiente e foi concluído com êxito nesse modelo inline, de preço moderado. É provavelmente o melhor “patins step-in” já visto pelas bandas do Brasil.

 

 

Doop_Skates_Freestyle_Black00

 

Caso você more em uma cidade que combina diferentes meios de transporte como metrô, trem, VLT e ônibus, fazer trechos curtos entre um e outro modal pode ser bem mais rápido de patins. Em regiões com ciclovias, claro, o transporte alternativo de bicicletas, skates e patins é ainda mais seguro, e de graça. Vale lembrar que, por ser um patins que se calça sem tirar os tênis, escolher bem os seus sapatos é essencial para obter a melhor performance do Doop Skates. Escolha modelos baixos, sem amortecedores e sola alta.

 

 

Doop Skates - melhor pátins step-in (calçável) no Brasil

 

 

Lançado em 2012 pela Powerslide, o Doop ganhou novos modelos em 2015. O testado pelo MelissadePatins.com é um modelo de 2014, facilmente encontrado em lojas do Brasil, na cor preta, modelo freestyle e tamanho M, o menor para o patins Doop Freeride.

Doop, irmão do Xsjado

 

A bota é muito semelhante a do Xsjado. Sobre uma estrutura similar a uma bota de snowboard, é possível calçar a bota do Doop de tênis. Acolchoada com todos os detalhes em preto, velcros e presilhas são iguais aos do modelo mais radical, prendendo o tênis na bota vazada com todo o conforto possível. A principal diferença para o patins de urban é o fato de que a base do Doop não é UFS. O patins vem equipado com uma base freeskate bem justa, de alumínio, na cor preta e bastante veloz, permitindo maior agilidade nas ruas.

 

Doop_Skates_Freestyle_Black03

 

Na primeira utilização, vai ser preciso desfazer todos os velcros para colocar seu pé. Depois de fazer os ajustes, você pode manter uma das alças de um dos lados já apertadas, para facilitar. Calce com calcanhar bem rente a parte de trás. É o suficiente para ficar bem preso.

 

Tamanho do Doop

 

O Doop é vendido apenas em dois tamanhos: M e G. Diferente dos patins convencionais, não é possível comprar o seu número exato, o que não é um problema. O M abrange tamanhos 36 a 43 (Europa), e G 43,5 a 49 (Europa). É você quem precisa ajustá-lo ao tamanho do seu pé. A parte de trás se solta e desliza sobre um trilho, permitindo ao patins calçar os vários tamanhos de pés e bem ajustados.

 

Doop_Skates_Freestyle_Black09

 

M – EU (36,5 a 42,5) / US (4 a 9,5) / UK (3 a 8,5) e BR (34 a 40)

G – EU (43,5 a 49) / US (10 a 15) / UK (9 a 13,5) e BR (41 a 46)

 

O modelo usado foi um M, para um tênis sola baixa tamanho 38. O ajuste feito nos trilhos ficou perfeito nos pés. É preciso se acostumar com o shape largo (distância entre as pernas), já que o Dood abraça e envolve os patins. Nada que atrapalhe o patinar, cruzadas de pernas (cross) e outros movimentos. No Brasil, ainda não vi o Doop vendido com tênis original da Powerslide incluso no pacote.

 

Doop_Skates_Freestyle_Black10

 

Rodas, freio e rolamentos

 

Note que o Doop Freestyle não vem com freio, breque traseiro comum em patins recreativos, deixando-o mais “arisco” que os fitness skates. Outros modelos como Swift (speed, com três rodas de 110mm) e Swerve (fitness, com rodas quatro de 80 mm) vem com freio. Atualmente existe muitas variações de cor e peças coloridas e/ou transparentes substituíveis para montar e personalizar seu patins.

 

As rodas são Wheels Super High Rebound, 82A de 80mm. O Doop com um setup de quatro rodas em linhas em cada pé, têm uma boa aderência. O suficiente para patinar na rua, em pisos como asfalto e cimento. Os rolamentos são ABEC 7.

 

Doop_Skates_Freestyle_Black16

 

Onde comprar e quanto custa o Doop Freeride

 

Há uma série de modelos de Doop. O Freeride, no site oficial da Powerslide, custa 2019 (EUR). Há uma pequena variação de preços de acordo com o modelo escolhido. No Brasil, o Doop Freeride é encontrado a partir de R$ 799 a R$ 1,5 mil nas lojas. O preço carrega seu diferencial de ser um patins inline step-in, sem concorrente local a altura nas lojas nacionais. Peças separadas são mais difíceis de achar.

 

Doop_Skates_Freestyle_Black06

 

Algumas dicas para patinar bem com o Doop Freeride

  • Use meias longas e grossas, o Doop provoca um pouco mais de atrito que o normal no calcanhar e tornozelo.
  • Use um tênis baixo, sem amortecedores ou pequenos saltos. Evite também tênis muito gordinhos e largos.
  • Faça vários testes até encontrar o ajuste ideal para o tamanho do calçado, velcros e fivelas da bota.
  • Vale testar o Doop Freeride em manobras de slalom. Embora não seja o ideal, pode surpreender no desempenho.
  • Use para andar na rua, saltar, fazer curvas em velocidade, a bota “aguenta o tranco” sem reclamar nem um pouco.
  • O Doop Freeride não tem nenhum alça ou local em que se possa prender um mosquetão ou fita, use uma mochila.

 

Leia mais no Melissa de Patins

Comments

  1. Abymael Oliveira Sousa says:

    Olá MelissaDePatins, eu possuo o patins Doop FREESKATE, eu tenho um problema em relação ao patins, não sei se ocorre o mesmo com você. Quando vou andar, meu tenis começa a afastar para trás, deixando um espaço de dois dedos na frente e a parte traseira do meu tenis fica exposta, seria por causa do tenis que não é alto demais, ou o patins realmente provoca isso? Esse problema me faz ter instabilidade. =/ Já procurei até o tênis que vem no XSJADO para usar no doop, mas não encontro. Tirando isso o patins é 10. Obrigado.

    1. Melissa Cruz says:

      Oi Abymael!

      A indicação é para usar com tênis baixo, tipo Vans. Tênis alto vai te colocar na postura errada e pode dar problema na passada, como o que você relatou. O tênis do XSjado eu também nunca vi vender por aqui no Brasil. Tenta usar com um tênis simples, bem baixinho, e verifica se o seu Doop está ajustado para o tamanho do seu pé. Ele tem uma trava embaixo que aumenta ou diminui a sola dele. 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *